Teatro Fora de Formato

Teatro

Conjunto de quatro curtos monólogos que compõem uma paisagem familiar: os quatro irmãos Von Hasse encontram-se em busca da sua irmã mais nova, que desapareceu levando consigo um tesouro deixado pelos pais em herança – uma caixa. Essa caixa contém em si todos os recursos disponíveis para aceder a qualquer desejo. No entanto, assim que os concede, provoca catástrofes climáticas em zonas remotas do planeta. O seu uso é, portanto, sinónimo de desejo e de risco.

Cada um dos irmãos traz consigo uma visão do que deve ser feito com a caixa, do que ela representa e da legitimidade – ou não – do seu uso.

Estes espectáculos de pequeno porte apresentam-se em espaços públicos e não convencionais, como cabeleireiros, cafés, repartições, transportes públicos, etc. Teatro Fora do Formato, tal como os fenómenos climáticos extremos, irrompe pelo quotidiano sem aviso e, entre a ficção e a realidade, propõe uma reflexão sobre o tema da crise que vivemos.

 

Teatro Fora do Formato é uma das actividades que integrou O caminho para “Terminal (O Estado do Mundo)”, um extenso processo de pesquisa no território ao longo do ano de 2023 que antecedeu a criação do espectáculo Terminal (O Estado do Mundo).

Encenação

Miguel Fragata
Texto

Inês Barahona
Interpretação

Cuca M. Pires, Rita Delgado, Simon Frankel e Vasco Barroso
Assistente de encenação

Beatriz Brito

 

Concepção e direcção do projecto

Inês Barahona e Miguel Fragata

Produção executiva

Luna Rebelo e Sofia Bernardo

Assistente de produção e mediação

Beatriz Brito

Comunicação

Martinho Filipe

Produção

Formiga Atómica

Co-produção

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Centro Cultural do Cartaxo, Cine-Teatro São Pedro de Alcanena, Comédias do Minho, Companhia Mascarenhas-Martins, Lavrar o Mar, Município de Mértola, Município de Setúbal, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Nacional Dona Maria II em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia, Teatro Viriato, Trigo Limpo teatro ACERT, Théâtre du Point du Jour

Parceiros

CAEP – Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre / C.M. Portalegre, Centro Cultural Raiano / C.M. Idanha-a-Nova, Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais / C.M. Vinhais, Quartel das Artes / C.M. Oliveira do Bairro, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Portel