Conjunto de quatro curtos monólogos que compõem uma paisagem familiar: os quatro irmãos Von Hasse encontram-se em busca da sua irmã mais nova, que desapareceu levando consigo um tesouro deixado pelos pais em herança – uma caixa. Essa caixa contém em si todos os recursos disponíveis para aceder a qualquer desejo. No entanto, assim que os concede, provoca catástrofes climáticas em zonas remotas do planeta. O seu uso é, portanto, sinónimo de desejo e de risco.
Cada um dos irmãos traz consigo uma visão do que deve ser feito com a caixa, do que ela representa e da legitimidade – ou não – do seu uso.
Estes espectáculos de pequeno porte apresentam-se em espaços públicos e não convencionais, como cabeleireiros, cafés, repartições, transportes públicos, etc. Teatro Fora do Formato, tal como os fenómenos climáticos extremos, irrompe pelo quotidiano sem aviso e, entre a ficção e a realidade, propõe uma reflexão sobre o tema da crise que vivemos.
Teatro Fora do Formato é uma das actividades que integrou O caminho para “Terminal (O Estado do Mundo)”, um extenso processo de pesquisa no território ao longo do ano de 2023 que antecedeu a criação do espectáculo Terminal (O Estado do Mundo).