Regresso ao Futuro

Mini-documentários em vídeo

Curtos vídeos documentais que retratam as marcas da passagem do tempo e o impacto das alterações climáticas na paisagem e na construção dos lugares.
Uma colecção de lugares desaparecidos, evocados por memórias descritas na primeira pessoa, evidenciando a tensão entre diferentes dimensões do tempo, no registo da voz e da imagem, e sublinhando a metamorfose dos lugares a partir da perspectiva humana.

 

Regresso ao Futuro é uma das actividades que integrou O caminho para “Terminal (O Estado do Mundo)”, um extenso processo de pesquisa no território ao longo do ano de 2023 que antecedeu a criação do espectáculo Terminal (O Estado do Mundo).

 

Link para a playlist completa aqui.

Realização

JUNO

Música

Hélder Gonçalves

Mistura de som

Nelson Carvalho

 

Concepção e direcção do projecto

Inês Barahona e Miguel Fragata

Produção executiva

Luna Rebelo e Sofia Bernardo

Assistente de produção e mediação

Beatriz Brito

Comunicação

Martinho Filipe

Produção

Formiga Atómica

Co-produção

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Centro Cultural do Cartaxo, Cine-Teatro São Pedro de Alcanena, Comédias do Minho, Companhia Mascarenhas-Martins, Lavrar o Mar, Município de Mértola, Município de Setúbal, Teatro Municipal de Ourém, Teatro Nacional Dona Maria II em parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional São João, Teatro Virgínia, Teatro Viriato, Trigo Limpo teatro ACERT, Théâtre du Point du Jour, Festival d’Avignon

Parceiros

CAEP – Centro de Artes do Espectáculo de Portalegre / C.M. Portalegre, Centro Cultural Raiano / C.M. Idanha-a-Nova, Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais / C.M. Vinhais, Quartel das Artes / C.M. Oliveira do Bairro, Câmara Municipal de Mirandela, Câmara Municipal de Portel