Uma Mosca no Nosso Chá

O espetáculo Uma Mosca no Nosso Chá parte de uma investigação profunda acerca do papel do humor para a condição humana, propondo sobre ele uma reflexão séria. Distinguir-nos-emos, nós, humanos, pelo humor? 

 

Num presente ensombrado pelo colapso da natureza, da civilização, da paz relativa, qual o papel do humor? Estaremos a perder a capacidade de nos rirmos de nós próprios? 

 

Vários humoristas, de Groucho Marx a Ricardo Araújo Pereira, definem o humor como uma equação. Afirmam que o humor não é mais do que a soma da tragédia com o tempo. Uma desgraça, ou um pequeno enredo de final infeliz, com a devida distância temporal, resultam em qualquer coisa que produz o riso. Será possível fazer humor sem distância? Conseguiremos rir do presente?

 

E estaremos a tornar-nos mais ridículos? Estaremos a precisar do humor como de pão para a boca? Será o humor o nosso escape para lidar com o momento que vivemos? Ou será que ele desempenha apenas uma resposta nervosa, neurológica, fisiológica a situações particulares? O humor é universal? Há humores culturais? Identitários? Há limites para o humor? Há humor sem função crítica? Há humor que não seja resistência? Há humor que não seja arma para menorizar o medo e o reduzir ao ridículo? Há humor capaz de domar a morte? 

em criação

Encenação Miguel Fragata

Texto Inês Barahona

Interpretação Carla Galvão, Madalena Almeida, Mar Bandeira, Marco Mendonça, Sílvia Filipe e Vasco Barroso (e música ao vivo) Bernardo Aguiar e Marco Aleixo

Assistência de Encenação Rui Miguel

Cenografia Fernando Ribeiro

Figurinos José António Tenente

Música original Hélder Gonçalves

Desenho de Luz Rui Monteiro

Desenho de Som Nelson Carvalho

Operação de Som Tiago Correia

Direção Técnica e Operação de Luz Pedro Guimarães

Comunicação Mafalda Guedes Vaz

Produção executiva Luna Rebelo e Sofia Bernardo

Produção Formiga Atómica e Culturgest

Coprodução 23 milhas, Teatro José Lúcio da Silva – Leiria

A Formiga Atómica é uma entidade apoiada pela República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista

Propostas complementares: